DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

No dia 18/05 comemoramos o dia Nacional da Luta Antimanicomial.
Esse dia reforça que como todo  cidadão, as pessoas com transtorno mental grave e persistente, em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool  e/ou outras substâncias merecem e têm garantido o acesso aos serviços de saúde, a garantia de seus direitos e cuidado em liberdade, em seu território e comunidade.
A lei 10216/2001 é um marco histórico e pôs fim aos “trancamentos” e isolamento das pessoas em sofrimento mental.
A Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá junto à Secretaria Municipal de Saúde, garante este direito por meio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que veio substituir esse modelo manicomial e pauta suas ações de maneira a garantir a autonomia e independência de seus atendidos, de forma que sejam ativos em seu cotidiano, visando a produção de novas possibilidades para o projeto de vida.
“Viver, morar e habitar em LIBERDADE é um direito de todos”.