Fevereiro Vermelho mês da Conscientização e Prevenção do Uso de Álcool e outras Substâncias Psicoativas – SPAs

O mês de fevereiro foi escolhido para a Campanha chamada “Fevereiro Vermelho”, que tem como objetivo trazer para a sociedade uma discussão e maior entendimento sobre o uso de álcool e outras drogas e suas consequências, bem como, prevenir o seu uso.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá entendendo a crescente procura de munícipes que têm apresentado demandas referentes ao uso nocivo de álcool e outras drogas, está realizando, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, formação de profissionais de todas as Unidades de Saúde do município, de profissionais  Psicólogos e do Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas, CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

Os encontros têm como finalidade promover um processo de aprendizagem contribuindo para uma escuta mais qualificada para atendimento a usuários de álcool e outras drogas; além de promover multiplicadores nas equipes das Unidades de Saúde com o intuito de que sejam realizadas ações preventivas e atividades socioeducativas junto às escolas e em todos os territórios durante o decorrer do ano.

As formações estão sendo realizadas nas próprias Unidades de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial –  CAPS .

As Unidades de Saúde do município são os serviços chamados portas de entrada para avaliação e acompanhamento de munícipes que tenham demandas relacionadas ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas. O CAPS realiza o atendimento de usuários com uso nocivo e lesivo que necessitam de acompanhamento especializado.

Caso tenham dúvidas, acionar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência e/ou o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial): 3263-4898.